Pegilação

Pegilação é uma reação covalente de uma ou mais moléculas de PEG com outra molécula, normalmente proteína terapêutica. O PEG liga-se de modo covalente no aminoterminal ou grupo sulfifdrila da proteína , a estrutura resultante pode ser linear ou ramificada. A reação pode ser controlada por fatores como: tipo proteína, concentração, tempo de reação, temperatura e pH. Quando a proteína está pegilada ela fica “mascarada”, não é atacada pelo sistema imunológico, também há um aumento no tamanho hidrodinâmico prologando assim o tempo de circulação no organismo por ter reduzida a depuração renal.

A pegilação atualmente está entre as mais novas tecnologias de liberação diferenciada envolvendo fármacos biológicos. Os medicamentos que desenvolvidos com esta tecnologia são altamente eficazes e trazem um enorme benefício na qualidade de vida dos pacientes. Temos em nossa equipe pesquisadores altamente experientes em pegilação de diversas proteínas.

A TS possui tecnologias chave que permitem a ligação local específica de peptídeos e proteínas, o que reduz o custo não tendo moléculas pegiladas de forma errada inativando a ação farmacológica. Possuímos métodos de purificação com alto rendimento reduzindo custo e tempo.

Atualmente há no mercado alguns medicamentos muito importantes no âmbito de inovação:
- Pegasys (interferon alpha pegilado): utilizado para hepatite C crônica e hepatite B
- Neulasta (filgrastimpegilado): usado para reduzir a neutropenia em paciente com tratamento de quimioterapia.
- Oncaspar (L-asparaginasepegilado):usado no tratamento de leucemia linfoblástica aguda
- Doxil/Caelyx (doxorrubicinalipossomalpegilada): usado no tratamento de câncer
- Pegloticase (uricasepegilada): usado no tratamento de gota

Depot